Obtenção do aluminio
PELA ELETRÓLISE Chamam-se eletrólitos as substâncias que, dissolvidas ou fundidas, se dissociam em tons. Um íon é um átomo ou grupo de átomos com carga elétrica -1;ver o artigo “A Golúanoplastia”. torno II, página 66).
Se dois eletrodos são submergidos num liquido, o pólo negativo ou cátodo atrai uns positivos ou cations e neutraliza- os; o pólo positivo ou ânodo atrai os tons negativos ou ânions, que cedem a êle seus eléctrons. Assim, graças ao transporte dos eléctrons pelos tons, cir.. cula uma corrente elétrica, que separa os fragmentos em que estava dissociada
Extração do aluminio fundido; é obtido a partir da alumino em cubas ou fornos eletroartcos. E solidificado cm lingotes.
a molécula do eletrólito. Compreende- se que o fator primordial do rendimento é o número de eléctrons que circula por segundo, ou intensidade da corrente; em troca, a voltagem, ou energia de tais eléctrons, é secundária.
A eletrólise aproveita esta propriedade para separar certas substáncias. Observe-se que os eléctrons da corrente são transportados pelos tons de solução como se fôssem passageiros de um veículo, e que a separação dos ingredientes de um composto tem lugar em contato com cada eletrodo. Convém lembrar que um cátodo e um cátion têm sinais opostos entre si, assim como um ânodo e um Anion.
O ALUMÍNIO
-------------------------------------------------
Considerar as seguintes informações abaixo: 1ª - “A bauxita é uma mistura mineral (óxido e hidróxidos de alumínio) indispensável para a produção do alumínio. Mesmo sendo o terceiro elemento mais presente na natureza e representando 8% da crosta terrestre, a produção do alumínio ou alumina só é economicamente viável em se podendo contar com depósitos de grandes volumes e de boa concentração de minério. São necessárias quatro toneladas de bauxita para a produção de duas toneladas de alumina, que geram uma tonelada de alumínio.” (Alcoa Alumínio SA) 2ª - Segundo a empresa Alumínio