Percepção extra sensorial
A percepção extra sensorial é uma expressão muito utilizada na Parapsicologia, e envolve as mais diversas faculdades mentais inerentes a algumas pessoas, conhecidas como sensitivas ou psíquicas. Comumente chamada de PES, ou ESP.
Os eventos extra sensoriais mais conhecidos são a telepatia – habilidade de perceber o que se passa na mente do outro -; a clarividência – habilidade de visualizar acontecimentos e objetos à distância. Existem também outras percepções menos conhecidas, que não entraremos em detalhes, como a: premonição – previsão do futuro -; retro cognição – visão de fatos passados -; mediunidade – interação entre vivos e mortos -; psicometria – dom de colher dados sobre alguém ou uma localidade ao entrar em contato com um determinado objeto físico.
Estas faculdades partem do ponto de vista de que é possível perceber eventos por outros meios que não sejam os já tradicionais sentidos físicos – a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar.
Grande parte da crença na PES é baseada em eventos aparentemente incomuns que parecem inexplicáveis. No entanto, não deveríamos assumir que todos os eventos do universo pudessem ser explicados. Nem deveríamos assumir que tudo aquilo que é inexplicável exija uma explicação paranormal (ou sobrenatural). Talvez um evento não possa ser explicado porque não há nada a ser explicado.
2. PSE (PERCEPÇAO EXTRA – SENSORIAL).
Em todas as culturas, ao longo dos séculos, encontramos relatos de experiências ou fenômenos que desconcertaram o ser humano por, aparentemente, não resultarem de mecanismos até então conhecidos por ele. A percepção extra - sensorial se refere a uma capacidade humana ligada à aquisição de conhecimento. Através dela as pessoas teriam a possibilidade de adquirir ou receber informações de modo diferente dos meios convencionais, isto é, sem que ninguém lhes diga nada, sem que qualquer pista de linguagem corporal contribua para que as informações sejam conhecidas ou sem que alguma