Percepção extra sensorial
A percepção extra-sensorial é a capacidade que certos indivíduos têm de perceber certos fenômenos e objetos sem usar seus órgãos sensoriais. Dentre todas existem três que são mais relevantes: telepatia, clarividência e premonição, que serão explicadas posteriormente.
Certamente muitos de nós por vezes já pensamos se realmente pode existir alguém que leia mentes, levite uma mesa, se comunique com pessoas que estão mortas, entre muitas outras coisas. É provável também que já nos tenha acontecido uma situação de imaginarmos algo improvável e surpreendentemente e este se torne realidade. Essa é uma situação que nos parece estranha, misteriosa, que nos parece “premonição”. Mas considerando as inúmeras situações pelas quais passamos todos os dias, é perfeitamente possível que algumas coincidências irão ocorrer, pois com tempo suficiente, o improvável se torna inevitável.
Desde tempos remotos, as previsões futurísticas, não tem dado muito certo, pois médiuns e prognósticos não tem conseguido prever eventos futuros como a tragédia de 11 de setembro por exemplo, e fenômenos da natureza como tsunamis e terremotos e da mesma maneira as pessoas que praticam a retrocognição não tem sido útil a polícia, quando solicitadas e inúmeros crimes ainda estão sem solução, e continuam sendo um mistério para a sociedade.
Depois de muitos estudos e experiências, nenhum destes fenômenos da PES citados acima foi descoberto e comprovado, pois ninguém demonstrou habilidades de premonição, levitação, telepatia ou qualquer outro que parecesse convincente e pudesse ser provado cientificamente, por esta razão e especialmente por falta de efeitos reproduzíveis de PES, muitos psicólogos permanecem