Boatos bolsa de valores
São Paulo
2012
TEMA: Boatos e sua influência nos ativos e no índice Ibovespa.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: As consequências dos boatos nos ativos e no índice Ibovespa no período de 2008 a 2011.
O PROBLEMA: Os boatos geram variações abruptas, podendo ser recuperados pelo mercado quando desmistificados?
O mercado financeiro é muito sensível à notícias, rumores e boatos, como é um ambiente onde todos buscam o lucro, quais seriam as características dos boatos?
E cabe observar se há diferença entre os ativos do índice Ibovespa e os demais em relação à influência e a capacidade de recuperação, sendo o mais importante indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, o índice Ibovespa pode ser menos afetado por um boato?
OBJETIVO: O propósito do trabalho em questão é mostrar a influência de boatos no mercado financeiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Entender como os boatos são criados e suas razões. 2. Observar as variações dos ativos e do Índice Ibovespa. 3. Avaliar se o mercado tem capacidade de recuperar as alterações geradas pelos boatos.
JUSTIFICATIVA: O presente tema foi escolhido com o propósito de mostrar que notícias sem fundamento, mais conhecida como boatos, influenciam o mercado financeiro. O mercado financeiro principalmente a Bolsa de Valores é um ambiente competitivo, as ações tomadas pelos agentes tentam antecipar o fato.
Os agentes sob pressão, grau de risco elevado e ganância por lucros podem absorver informações de maneira equivocada sem procurar conhecer a confiabilidade da fonte em questão, gerando uma motivação para ganhos.
Essa motivação gerada pelos boatos influencia o ativo relacionado, causando oscilações do preço e gerando uma perspectiva do mercado entorno da veracidade do fato.
O estudo analisa qual o comportamento do mercado ao receber um boato, focando no ativo e no índice Ibovespa. E se o mercado é capaz de recuperar caso o boato seja