leitura e produção de texto
Concepção de Leitura – A leitura é entendida como atividade de captação de idéias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e interação autor-texto-leitor como propósito constituídos sócio-gnitivos – interracionalmente. O foco de atenção é, o autor e suas intenções, e o sentido esta centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções. A leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilizaçãode um vasto conjunto de saberes no interior de eventos comunicativo, atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, apartir de seus objetivos, de conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem.
Estrat´´egias de Leitura
As estratégias de leitura dizem a respeito das formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto assim, os procedimentos adotados por causa de um, se diferenciam, uma vez que nen todos assimilam da mesma forma.
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativo, monótono e difícil, isso ocorre porque na maioria das vezes, o individuo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.
Então vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo a leitura:
Leitura em alta voz: enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, enquanto a leitura silenciosa pode sofrer influências de pensamentos alheios ou assuntos tratados no texto.
Exposição de pensamento: Quando o leitor expõe, verbaliza o que esta pensando a respeito do que ler. Essa prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem