leitura e produçao de textos
Pedagogia – Licenciatura
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
GENEROS TEXTUAIS
Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
Cotia 13 de junho de 2013
Leitura, texto e sentido.
Apreender o sentido é o mesmo que capturar os significados no texto: é “trazer para a mente” o seu sentido. Para atingir esse resultado, é necessário dar dois passos, basicamente: reconhecer o sentido das palavras, e identificar as relações que existem entre elas, o modo como foram combinadas. Compreender o sentido é o mesmo que relacionar o significado do texto lido com informações de um determinado repertório cultural. Para tanto, é preciso associar o sentido do texto lido com o conhecimento de mundo do leitor. Relacionar esse sentido com o conjunto de informações que circulam na sociedade.
Concepções de leitura
As concepções de leitura variam conforme a visão de mundo do sujeito, o idioma, o texto e o sentido. Quanto ao foco, ele pode ter:
1° Foco no autor: o texto é resultado de sua representação mental. Cabe ao leitor “captar” os sentidos que o autor nos pretende informar.
2° Foco no texto – leva em conta o sistema estrutural da língua como sistema, código, cabendo ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos no texto.
3° Interação entre autor-texto-leitor – há uma concepção interacional (dialógica) da língua.
Para que haja produção de sentido, devem-se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, os conhecimentos construídos socialmente. Trata-se da interação “texto-sujeitos”.
A importância da leitura como forma de interação social
A linguagem é expressa em diversas formas do uso de uma língua, podendo variar em sua forma de manifestação. Em termos de produção e recepção, a língua é o veículo de interação entre o emissor e o receptor.