Uma ou duas coisas que todo professor deve saber
Uma ou duas coisas que o educador deve saber...
Competências, Habilidades e Descritores.
Juliana Pinho1
Discutindo conceitos da atual conjectura educacional brasileira: Prova Brasil, competência, habilidade, descritores, pelo viés da teoria, reflete-se sobre como esses atuais operadores pedagógicos podem fazer parte do dia-a-dia do educador. Palavras-chave: ensino, aprendizagem, Prova Brasil, competência, habilidades, descritores.
Introdução
O mundo educacional encontra-se num grande trânsito. As informações e inovações geraram um processo de “crise” que, de acordo com a perspectiva de Stuart Hall, é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social. (Hall, 2002: 7).
Dentro do processo de mudança dessas referências encontram-se sujeitos milenares: o educador e seu alunado. Sujeitos que se vêem atualmente na ponta de um quadro de referência chamado Prova Brasil (PB).
A Prova Brasil é uma avaliação do grupo da Avaliação Nacional do Rendimento
Escolar (Anresc) que tem por objetivo medir a escala de proficiência dos alunos em séries finais do ensino fundamental associada ao índice de reprovação e evasão escolar. Hoje, a PB opera como um mediador entre as políticas públicas e educacionais, pois também virou um indicador para a liberação de verbas aos municípios brasileiros.
Apesar de seu caráter não ser apenas indicador, mas também punitivo a PB trouxe os municípios brasileiros para um processo de crise reflexiva sobre a distância que vivemos entre a suplementaridade entre ensino e aprendizagem enquanto apreensão de conhecimento.
Ensinar é instigar e orientar os alunos para que se apropriem de conhecimentos específicos de cada fase escolar para a "interiorização do saber sistematizado, historicamente acumulado"( LOPES, 1996:111). Não é apenas