Leitura e produção de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
“LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO” PROFESSORA EAD: Dr. Luiz Roberto Wagner
ALUNAS:
Eliana Correa de Campos Vernaschi RA: 386389 eliana.campos@yahoo.com.br
Larissa Boraschi Moreira RA: 371597 lara_cbjr@hotmail.com
Vanessa Mariana Costa Martins RA: 379980 Vanessammartins@hotmail.com
Americana / SP
06/2012
INTRODUÇÃO
As condições sócio-históricas estabelecem relações não como se ver o “mundo”, mas como se escolhe “dizê-lo”. Diante disso, emergem os gêneros textuais, como defendem diversos autores, como Jauss (1970), Todorov (1980), Canvat (1996), Bakhtin (2000), dentre outros, que os gêneros textuais são “formas relativamente estáveis tomadas pelos enunciados em situações habituais, entidades culturais intermediárias que permitem estabilizar os elementos formais e rituais das práticas de linguagem”.
Acreditamos que trabalhar com gêneros em sala de aula conduz os alunos a produzirem ou analisarem eventos lingüísticos, orais ou escritos, e identificarem as características de cada um, pois além de instrutivos, permitem ao produtor praticar a produção textual, construir esquemas de interação com outras pessoas através do texto e criar situações sistêmicas de reflexões sobre os aspectos estruturais desses gêneros.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
A concepção de leitura é entendida como um processo de decifração.
Sabemos que a leitura em nossa vida é muito importante, bem como o papel das escolas na formação de leitores e principalmente em crianças e adolescentes.
E a concepção de leitura depende do entendimento que cada leitor possui de: sujeito, língua, texto e sentido adotado durante a leitura. Analisando dessa forma podemos dizer que cada