Ciencias sociais
As desigualdades sociais no Brasil têm muitas causas e geram várias consequências. Historicamente, elas iniciaram seu desenvolvimento com a chegada dos portugueses. A Sociologia vem estudando as diferenças sociais entre os brasileiros, em diversos aspectos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
a) As condições de miserabilidade da população estão ligadas prioritariamente aos péssimos salários pagos.
b) A relação entre desigualdades e questões raciais no Brasil é um tema histórico. Por essa razão, tornou-se preocupação dos estudos sociológicos a partir da década de 1990.
c) A noção da pobreza frente às desigualdades sociais no país revela concepções com enfoques no aumento do enriquecimento, do desenvolvimento industrial e da privação relativa.
d) Os programas assistenciais (Bolsa-Família, Fome Zero e outros tantos) do governo brasileiro avançaram, mas os índices de pobreza não diminuíram.
e) O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira.
Resposta Certa Letra ( E )
ATIVIDADE DA AULA 06
Sobre as relações entre cultura, democracia e cidadania, analise as seguintes considerações:
I. “A democracia, enquanto sistema político que privilegia a igualdade e a liberdade dos cidadãos, requer uma cultura dialógica, na qual todo ser pessoal enquanto ser livre é, enquanto tal, o sujeito da efetivação de sua própria vida individual e social, de tal modo que todos são portadores do direito de assumir a configuração da vida coletiva enquanto busca da efetivação dos direitos de todos”.
II. “A cidadania em sociedades marcadas por culturas fortemente religiosas ou ancoradas em modelos sociais hierarquizados rigidamente é caracterizada pela ausência de participação efetiva dos cidadãos nas decisões que dizem respeito às suas vidas;