Ciencias sociais
Ciências Sociais e Sociologia
1. Conceituação
Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas das demais ciências.
Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimento, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre ao comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. “A ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.”
Pode-se conceituar o aspecto lógico da ciência como o método de raciocínio e de inferência acerca de fenômenos já conhecidos ou a serem investigados. A lógica da ciência manifesta-se através de procedimentos e operações intelectuais que:
1. “possibilitam a observação racional e controlam os fatos;
2. permitem a interpretação e a explicação adequada dos fenômenos;
3. contribuem para a verificação dos fenômenos, positivados pela experimentação ou pela observação;
4. fundamentam os princípios da generalização ou o estabelecimento dos princípios e das leis.”1
A ciência, portanto, constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados de maneira ascendente ou descendente, que vai gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa (conexão ascendente = indução; conexão descendente = dedução).
As ciências possuem:
Objetivo ou finalidade: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos.
Função: aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do ser humano com seu mundo.
Objeto: subdividido em: a) material, aquilo que se predente estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; b) formal, o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.
2. Os três níveis de conhecimento científico
Faz-se, hoje, uma