combustíveis
O combustível é um material cuja a queima é utilizada para produzir calor, energia ou luz. A queima ou combustão é uma reação química na qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.
Para iniciar a queima de um combustível é necessário que ele atinja uma temperatura definida, chamada de temperatura de ignição.
O poder calorífico de um combustível é dado pelo número de calorias desprendida na queima do mesmo. Os combustíveis são classificados segundo o estado em que se apresenta (sólido,líquido ou gasosos).
Além dos produtos naturais existem os artificiais. Estado Físico
Combustíveis
Combustíveis Artificiais
Sólido
Lenha, turfa, carvão
Coque, briquetes, carvão, vegetal, tortas vegetais
Líquido
Petróleo
Produtos da destilação de petróleo de alcatrão; álcool, gasolina sintética
Gasoso
Gás Natural
Hidrogênio, acetileno, propano, butano, gás de iluminação, gás de gasogênio, gás de alto - forno Combustível Sólido
Os principais combustíveis sólidos naturais são a madeira e os produtos de sua decomposição natural, turfa e carvão. Para que um sólido possa ter valor como combustível é necessário que tenha um poder calorífico tão elevado quanto possível e queime com facilidade, com ou sem chama.
Combustível Líquido
O combustível líquido tem certas vantagens comparação com os sólidos, tais com poder calorífico elevado, maior facilidade e economia de armazenagem e fácil controle de consumo.
Quase todos os combustíveis líquidos são obtidos a partir do petróleo. O combustível líquido são: gasolina, querosene, óleo diesel e álcool.
Combustível Gasoso
Apresentam certas vantagens em relação aos combustíveis sólidos, tais como: permitir a eliminação de fumaça e cinzas, melhor controle de temperatura e comprimento das chamas.
Os combustíveis sólidos são: gás natural, gás de iluminação, gás de água, gás de gasogênio, acetileno, propano e butano.
CÉLULA A COMBUSTÍVEL
O esgotamento dos combustíveis fósseis e a