Sete saberes cap. 1 o erro e ilusão
1º Pedagogia
Os Sete saberes Necessários á Educação do Futuro
As cegueiras do conhecimento – O erro e a ilusão
Tietê
Maio 2011
Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro.
As Cegueiras do Conhecimento: O Erro e a Ilusão
A educação transmite conhecimentos, é impressionante que ela seja cega ao conhecimento humano, não se preocupando em fazer conhecer o que é conhecer. O conhecimento não pode ser utilizado sem a natureza ser examinada, como se ele fosse uma ferramenta pronta.
O conhecimento deve enfrentar os perigos permanentes de erros e ilusão colocando o conhecimento dele próprio em primeiro lugar, introduzindo na educação estudos cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, que conduzem ao erro e a ilusão.
O Calcanhar de Aquiles do Conhecimento.
A educação tem que mostrar que não há conhecimento que não esteja ameaçado pelo erro e pela ilusão, não sendo ele um espelho das coisas ou do mundo externo, sendo todas as percepções baseadas em estimulo e sinais captados pelos sentidos, assim surgindo erros que vem de nosso sentido mais confiável, que é a visão.
Os Erros Mentais:
Não permite que diferencie a alucinação de percepção, sendo a memória a fonte de inúmeros erros. A nossa mente tende a relacionar as boas lembranças e eliminar as desagradáveis, tendo como fruto de pura ilusão as falsas lembranças.
Os Erros Intelectuais:
Não é apenas sujeito ao erro, mas também protege os erros compreendidos no seu contexto.
Os Erros da Razão:
A racionalidade é o melhor apoio contra o erro e a ilusão, mas quando ela se corrompe pode haver erro ou ilusão. Para nos tornamos racionais devemos reconhecer a racionalização, reconhecendo assim os próprios mitos, não só agindo de forma racional teórica e critica, mas também de forma autocrítica.
Os Erros Paradigmáticos:
Os paradigmáticos também são sujeitos a erros de concepção e de interpretação de conceitos, fundamentando-se em contraste binários: