Negociação Internacional
O governo japonês dá muita importância à área da diplomacia pública. Para o Japão, a utilização das atrações culturais para ajudar a alcançar fins políticos e econômicos – não é novidade. Um exemplo é que já em 1873 existiam iniciativas desse tipo. Nesse ano, o 1% do orçamento nacional do Japão foi gasto na Exposição Mundial em Viena para mostrar ao mundo a cultura japonesa como uma demonstração intencional de cultura japonesa (Center for Global Partnertship, 2006).
Nos anos 70 e 80 quando os desequilíbrios comerciais constringidos as relações econômicas entre o Japão e os Estados Unidos e as percepções negativas do Sudeste Asiático – originadas com a ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial e a dominação econômica japonesa no pós-guerra – aumentadas, a comunidade diplomática japonesa começou a reconhecer e combater o mal- entendido sobre o comportamento japonês como uma questão prioritária na sua agenda.
No final dos anos 80 e nos anos 90, a economia japonesa, que tinha uma presença global significativa, começou a cambalear. Ao procurar um mecanismo alternativo para manter sua presença apesar das dificuldades econômicas, o Japão começou a se interessar pelo desenvolvimento da política multilateral de intercâmbio cultural.
A diplomacia pública do Japão e seu desenvolvimento
No entanto, a idéia de promover a familiarização com pessoas de outros países e criar percepções mais profundas sobre o Japão com uma política oficial coordenada através de relações públicas e em outras palavras, com uma estratégia de diplomacia pública – é relativamente nova
(Ibid.).39
Os principais atores na diplomacia pública japonesa
Os principais atores na diplomacia pública japonesa sao: o Ministério dos Negócios Estrangeiros (o MOFA) e a Fundação Japão.
Aspectos políticos do Japão
O Japão tem um sistema político democrático e pluripartidário. O Estado japonês atualmente é uma monarquia parlamentarista. Todos os