Negociação internacional
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Brusque, outubro de 2005
INTRODUÇÃO
Exportar pode ser um bom negócio para as empresas, desde que os empresários se conscientizem da importância de um planejamento e de uma política que levem em conta o conhecimento e o domínio das regras e usos do comercio internacional. Caso contrário, as vendas ao exterior podem resultar em prejuízos e numa péssima experiência para empresa, com conseqüente reflexo negativo para o país.
Exportar é uma postura empresarial, uma alternativa estratégica de desenvolvimento, ganho de experiência que propicia uma dimensão global á empresa. Com isso, a empresa ganha competividade e estímulos para ser mais eficiente.
O estudo mais importante para o empresário, que se lança no comércio internacional, deve estar voltado á pesquisa para determinar as perspectiva de venda de determinados produtos no mercado e a maneira de obter melhores resultados. Deve ser feito com clareza e de forma a permitir que o empresário tome a decisão de lançar-se ou não a um mercado, a fim de facilitar a adoção de medidas concretas.
Este trabalho se desenvolverá em torno de uma pesquisa bibliográfica envolvendo todo o impacto cultural entre Brasil e China e um estudo de caso utilizando a exportação de camiseta como produto de negociação entre esses dois paises.
OBJETIVOS
O complexo têxtil brasileiro tem feito grande esforço de investimento realizando projetos de modernização e racionalização passando por um processo de reestruturação para encarar a concorrência internacional. Observa – se que a qualidade do produto tem avançado junto com melhores serviços e adequação ambiental fazendo com que o Brasil apresente custos competitivos. No entanto algumas dificuldades devem ser sanadas para que se possa atuar eficientemente numa economia aberta e num setor exportador como têxtil.
Fazendo-se um balanço do ano de 2004 chega-se a conclusão que foi um ano positivo. A