negociação internacional
CURITIBA
Outubro/2014
IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Nos dias atuais, com a economia globalizada, é de grande importância para o profissional saber negociar internacionalmente. É fácil perceber esta globalização da economia em nosso dia a dia, quando notamos que grande parte dos produtos que utilizamos são de origem estrangeira. Portanto, grande parte das empresas realiza negociações no cenário internacional.
As negociações internacionais podem ser de diversas espécies, como: joint ventures (junção empresarial); acordos de licenciamento (direitos outorgados de uma empresa para outra para o uso de alguns dos seus ativos); projetos turnkey (contratos para a construção de uma instalação operacional que se transfere ao proprietário quando pronta para funcionar); subcontratação (espécie de terceirização de serviços na produção de um produto); contratos de gestão (quando uma empresa é paga para administrar outras empresas); e acordos financeiros ( vários tipos de financiamento).
É necessário, portanto, o conhecimento em negociação internacional devido principalmente aos dois fatores supramencionados: a globalização e diversidade de negociações no plano internacional. Um dos segredos do sucesso de um bom negociador no plano internacional é atentar-se à diversidade cultural, pois este cuidado pode ser fundamental no momento da negociação.
DIFERENÇAS CULTURAIS NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Conforme mencionado anteriormente, a diversidade cultural pode criar dificuldades no momento de uma negociação internacional. Assim como em qualquer negociação, uma das etapas de preparação é o conhecimento da parte com quem se negocia, no plano internacional não seria diferente. Portanto um bom negociador deve estar atento e buscar conhecer a cultura e os costumes do local onde irá iniciar uma negociação internacional.