Negociação internacional
A negociação internacional é muito mais do que simplesmente fazer negócios, é socializar, conhecer, entender, buscar um conhecimento sobre as culturas e adaptar-se a forma de comportamento quando inserido nelas.
Em uma negociação internacional, o negociador leva consigo todos os elementos culturais para fora de seu país, tornando isso sua estrutura de apoio, porque independentemente do que se está negociando, sempre deverá haver uma interação entre as pessoas. Mesmo assim, existem grandes problemas devido ao choque cultural na mesa de negociação, o conflito de valores, a discriminação e o uso de várias línguas.
Assim, ao realizar negócios em outros países, o domínio das habilidades de negociação internacional passa a ser um requisito fundamental para o negociador.
Pois, em qualquer país que se deseje atingir, é necessário adquirir conhecimento da cultura e de seus costumes, analisando sua capacidade de penetrar no mercado.
Negociação Internacional
Quando nos preparamos para um processo de Negociação Internacional, não podemos perder de vista que esse processo vai além da técnica; está assentado também em questões culturais e comportamentais.
O que acontecia antes da era da globalização, é que no mundo dos negócios, as pessoas se preocupavam de maneira mais intensa com as estratégias e táticas a serem adotadas durante a negociação. Com o advento da globalização, a preparação de uma negociação exige um maior grau de pesquisa em áreas que possam facilitar esse processo. Isso se faz necessário porque numa Negociação Internacional entram em cena variáveis que aparentemente podem parecer inócuas, mas que na mesa de negociação têm um peso relevante: a Etnia, a Língua, a Sociologia Local, a Legislação, sensibilidades, comportamentos, valores...
Uma grande diferença pode ser encontrada, por exemplo, no Processo de Comunicação: Os latinos, numa negociação, freqüentemente interromperão a exposição da outra parte para mostrarem que estão