Nacionalismo
Introdução
A partir da Revolução Francesa surgiu um novo movimento ideológico e político, o nacionalismo. Movimento que tem como principio a crença em características nacionais e que é utilizado para moldar essas características.
Um dos fatos que impulsionou o nacionalismo foi o desejo de independência das colônias americanas de seus colonizadores europeus.
Esse texto ira explicar a história do nacionalismo através dos tempos.
O começo
Tendo indícios na idade média o nacionalismo começou a ser formado na frança a partir da revolução francesa.
O nacionalismo frances era um nacionalismo que afirmava que os franceses eram uma nação e promovia a unidade cultural na França.
O nacionalismo Frances começos com Joana Arc, que lutou pela frança e referia-se a seus homens como “homens franceses”.
Porem o nacionalismo teve maior impulsionamento na era napoleônica, esse nacionalismo foi o que justificou a expansão dos territórios franceses na Europa com a alegação que a França tinha o direito de levar os ideais da Revolução Francesa para todo a Europa, esse expansionismo fez com que os ideais nacionalistas fossem espalhados por vários lugares.
Enquanto na frança o nacionalismo serviu para reinvidicassem, na Alemanha e na Italia ele serviu para a unificação das próprias.
Após a era napoleônica a Áustria teve que admitir a Confederação Germanica, o nacionalismo chegou na Alemanha com forte tendência liberal e ajudou a ideia de unificação. O rei alemão Frederico Guilherme IV declarou-se favorável a unificação e elegeu uma assembleia para elaborar uma constituição.
O processo de unificação na Italia foi originado do Risorgimento, movimento liberal e nacionalista emergente a partir de 1815.
Nas primeiras décadas do sec XIX, as sociedades secretas tiveram um papel de grande importância no nacionalismo italiano.
Para que houvesse a unificação a Italia entrou em guerra varias vezes com a Áustria, mas em 1871 com uma brecha o exercito de Victor