Relatório sobre a prática de nutrição
Fortaleza-CE
23/05/2014
NUTRIÇÃO
Relatório apresentada a cadeira de biologia celular do
Departamento de Biologia da
Universidade Federal do Ceará, como parte dos requisitos para obtenção da nota de avaliação.
Área de concentração:
Biologia Celular.
1. INTRODUÇÃO
Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. Com a prática feita em laboratório, podemos constatar a presença de carboidratos, lipídios, gorduras e proteínas presentes nos alimentos utilizados.
No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doenças ou o bem-estar do homem ou dos animais.
A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada, ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares.
Todo ser vivo precisa se alimentar para sobreviver e se reproduzir. Mas, na espécie humana, a imensa capacidade de se adaptar a vários tipos de alimento, que faz do Homo sapiens a espécie de hábitos alimentares mais diversificados do planeta, foi fundamental para a sua evolução. Estudos indicam que um dos principais fatores que levaram nossos ancestrais a se distanciar da linhagem de seus parentes primatas foi à capacidade de se adaptar ao cardápio de diversos ambientes. Algumas teorias propõem, ainda, que o excepcional crescimento do nosso cérebro só se tornou possíveis graças à inclusão na dieta humana de alimentos proteicos e energéticos- particularmente, a carne. O uso do fogo também contribuiu para a evolução da espécie; cozidos, os alimentos ficam mais fáceis de ser digeridos e, por consequência, a absorção dos nutrientes