plantas
.As Angiospermas são as plantas mais evoluídas, sendo representadas pelo milho (da classe monocotiledônea) e pelo feijão (da classe dicotiledônea).Possuem raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.Reproduzem-se por metagênese, sendo a planta adulta o Esporófito. As flores podem ser unissexuadas ou hermafroditas.
As gimnospermas são plantas que produzem flores (Fanerógamas), além de raiz, caule e folhas, mas não têm frutos.As flores (ou estróbilos), são primitivas, isto é, não tem cores ou odores e as sementes são nuas (sem fruto). São representadas pelos pinheiros e sequóias. Reproduzem-se por Metagênese ou Alternância de gerações sexuadas e assexuadas. As flores ou estróbilos são unissexuados isto é, ou são masculinos ou são femininos.
Briofitas e Pteridofitas?
As briófitas são características de ambientes terrestre úmido, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos, como a desidratação quando atuam como sucessores primários na colonização, por exemplo, de rochas nuas ou mesmo ao congelamento em regiões polares. Apresenta-se, entretanto sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozóide flagelado até a oosfera. Esta Divisão não possui representante marinha.
As pteridofitas são normalmente usadas como plantas ornamentais, sendo o emaranhado das raízes dos fetos arborescentes utilizados como substrato para o cultivo de orquídeas. O tronco da samambaiaçu é utilizado para fazer xaxim. Algumas pteridófitas são usadas como vermífugos. Tradicionalmente usadas na culinária oriental, alguns brotos de samambaia têm ação comprovadamente cancerígena.
Vasculares e Avasculares:
Vasculares possuem presença de tecidos vasculares; lignificação de parte das células (parede celular); ciclo diplobionte, com alternância de gerações heteromórfica onde o esporófito,