Motivação no trabalho
1ª questão: MOTIVAÇÃO Valor: 2 pontos
A motivação para o trabalho foi e ainda é muito investigada. Abaixo estão listadas três (3) teorias; procure conhecer todas elas.
Nessa atividade, disserte sobre uma das teorias abaixo, à sua escolha citando: a) seu autor; b) os seus aspectos particulares que a caracterizam; c) o conceito (o que é) e a dinâmica da motivação ( como ela acontece ) da teoria escolhida; d) relate as críticas que a teorias recebeu;
a. Hierarquia das Necessidades Humanas
b. Necessidades Sociais: Realização, Poder e Afiliação.
c. Fatores Higiênicos e Fatores Motivacionais
Fatores higiênicos e motivacionais
De acordo com a etimologia, a palavra "trabalho" advém do latim tripalium (ou trepalium), instrumento de tortura formado por três paus (tri + palus), suplício pelo qual os escravos passavam para aumentarem a produtividade (Revista Filosofia, 45ª ed. 2013, Editora Escala), o que a partir de então passou a remeter durante os tempos como algo torturante e desde o início cria um paradigma entre as relações pessoais, organizacionais envolvendo a motivação.
Neste contexto encontramos Teorias obtidas através de estudos científicos de forma a “facilitar” o entendimento dos gestores quanto aos fatores motivacionais dos funcionários por meio de seu comportamento. Entre elas podemos citar uma abordagem importante compreendida dentro das “teorias de conteúdo” que é denominada Teoria Bi fatorial de Motivação – Higiene.
Essa abordagem inclui fatores fundamentais para melhor desenvolvimento do funcionário no trabalho e proporcionar a ele uma boa qualidade de vida.
O autor dessa teoria publicada em 1959 foi Frederick Herzberg e seus colaboradores (1923 – 2000). Diferentemente da teoria proposta por Maslow o qual se baseia nas necessidades humanas, a teoria proposta por Herzberg tem como base o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho (Chiavenato 2004, p.69). Através