motivação no trabalho
MARCIEL ALCANTARA SILVA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
ANDRADINA
2013
MARCIEL ALCANTARA SILVA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Trabalho Apresentado na Disciplina de Metodologia
Científica Como Parte Integrante de Avaliação.
Faculdades Integradas Rui Barbosa.
Prof. Ms Daniel Abraão Pando
ANDRADINA
2013
SUMÁRIO
Motivação No Trabalho 03
REFERÊNCIAS 04
Motivação no Trabalho
No mundo contemporâneo que vivemos esta cada vez mais em evidência praticas motivacionais por parte das organizações.
“O estudo da motivação no trabalho recebe interesse considerável na literatura internacional devido, provavelmente, à sua estreita relação com a produtividade individual e organizacional. [...]” (TAMAYO (2013, p. 05)
De acordo com Murray (1996, p. 11 apud BATISTA ; VIEIRA 2005, p. 04) a motivação pode ser conceituada também como “o desejo inconsciente de obter algo” ou como “ um impulso para a satisfação, em geral visando o crescimento e desenvolvimento pessoal [...].
Segundo Tamayo, (2013 p. 06), entre a pessoa e a organização onde ela trabalha, existe uma verdadeira dinâmica que é fundamental para a obtenção dos objetivos tanto da organização como do empregado. Esta dinâmica é determinada pela exigência do próprio trabalho e da organização e pelas demandas do empregado. O equilíbrio entre as duas fontes desta dinâmica (o trabalho/ empresa e a pessoa) tem conseqüências positivas tanto para a organização quanto para o empregado. Os benefícios para a organização manifestam-se na qualidade a na quantidade e na qualidade de trabalho executado pelo empregado. As conseqüências para ele situam-se principalmente no nível da realização pessoal, da satisfação, do bem- estar e da auto-estima.
“Assim sendo, é notório que o salário em si não representa um fator total de motivação [...]”. (BATISTA ; VIEIRA, 2005, p. 04.)
Para Maslow (1968