Motivação no trabalho
Para se compreender o trabalho desenvolvido por Agentes Comunitários da Saúde (ACS) que atuam nas Equipes Saúde da Família (ESF) e para se ressaltar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos motivacionais com esses profissionais é de extrema importância conhecer a história e os instrumentos legais que fundamentam a saúde pública no Brasil. Outrossim, é importante conhecer o Programa Agente Comunitário da Saúde (PACS), implantado em 1991, que juntamente com o Programa Saúde da Família (PSF), criado em 1994, alicerçou o Sistema Único de Saúde (SUS).
Este trabalho está centrado na motivação dos ACS, da Unidade Básica da Saúde alvo da investigação, a UBS do Perequê Mirim. Esta UBS, localizada na cidade de Caraguatatuba, no estado de São Paulo, possui três Unidades Saúde da Família.
O trabalho foi desenvolvido em duas etapas seqüenciais, sendo planejamento da pesquisa e etapa final.
O Planejamento da pesquisa foi desenvolvido da seguinte forma:
- Capítulo um - formado pelo desenvolvimento da pesquisa, justificativa, objetivos e procedimentos metodológicos.
- Capitulodois - formado por esta introdução, pesquisas sobre motivação e problemas.
- Capítulo três - dados coletados, a análise feita e as sugestões de melhoria
- Etapa final - composta pelas considerações finais, bem como as referências.
2 – JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que o trabalho do Agente Comunitário de Saúde é o pilar dos programas de saúde voltados para atenção básica, além de ser o elo entre outros profissionais e a comunidade; considerando que o reconhecimento clínico da relação trabalho/doença/saúde ainda seja pequeno, principalmente no tocante a estes profissionais, e tendo em vista que os trabalhos motivacionais exercem grande influência no desempenho destes profissionais, justifica-se a escolha deste tema.
3 – OBJETIVOS
3.1 – OBJETIVOS GERAIS:
Esta monografia teve como objetivo levantar em trabalhos científicos a importância de se realizar ações