motivação no trabalho
É comum que ao chegar em uma empresa nova o empregado se sinta motivado, no entanto essa motivação, quando não trabalhada, vai se tornando em desmotivação ao longo do tempo. A falta de motivação nas empresas traz resultados negativos pra o colaborador e consequentemente para a organização.
Atualmente um dos maiores problemas enfrentados pela falta de motivação é o stress, os prejuízos causados pelo stress se iniciam quando o individuo passa por situações estressantes prolongadas. O stress apesar de não ser uma doença gera uma série de reações fisiológicas e emocionais como: cansaço constante, dores musculares, irritabilidade, dificuldade respiratória, problemas gastrointestinais, falta de atenção, desanimo entre outros. O stress no trabalho pode ser causado pela exigência de uma profissional perfeita, cargas horárias de trabalho muito extensas, salários que não condizentes com as necessidades e funções exercidas pelo funcionário, falta de reconhecimento e outros mais. Para evitar tal situação é necessário que tanto o funcionário quanto a empresa estevam atentos para as necessidades, problemas e dificuldades de toda sua equipe de colaboradores e da liderança, trabalhando, motivando e os incentivando constantemente.
O presente trabalho tem como objetivo abordar a Motivação no Trabalho através dos seguintes temas:
Motivação
Fatores Motivacionais
Influência do Líder
Tipos de Líder
Qualidade de Vida no Trabalho
Palavra-chave: Motivação, trabalho, equipe, líder.
Motivação
Motivação é um impulso interno que nos leva à ação, a palavra vem do latim moveres = mover. Está ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades. Para a psicologia e para a filosofia, a motivação são coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos. É associado à vontade e ao interesse, ex: quando uma pessoa está motivada a “algo”, considera que esse “algo” é necessário ou