Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
O Cupom
O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política monetária do banco Central do Brasil (BCB), responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros, que no Brasil é a Taxa Over-Selic, ou Taxa Selic. O Comitê foi criado em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer ritual adequado ao processo decisório de política monetária e aprimorar sua transparência.
No regime de metas para a inflação, implementado no Brasil em 1999, o principal objetivo do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil. A partir dessa definição, cabe ao BCB, por meio de operações de mercado aberto, buscar manter a Taxa Selic diária próxima a essa meta. A meta de inflação de cada ano, por sua vez, é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de antecedência, sempre no mês de junho. Se, em determinado ano, a inflação ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o Presidente do BCB deve encaminhar carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando as razões do não cumprimento da meta, bem como as medidas necessárias para trazer a inflação de volta à trajetória predefinida e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.
A última Ata
As atas em português das reuniões do Copom são divulgadas às 8:30h da quinta-feira da semana posterior a cada reunião, publicadas na página do BCB na internet e disponibilizada para a mídia por meio da Assessoria de Imprensa. Aversão em inglês é divulgada com pequena defasagem. A ata fornece resumo das discussões do Copom, em conformidade com o compromisso de transparência do regime de metas para a inflação.
As reuniões ordinárias do Copom eram mensais até 2005. Em 2006, essas reuniões passaram a ocorrer oito vezes ao ano, aproximadamente a cada seis semanas, e continuam a ser realizadas em dois dias. A primeira seção começa na tarde de terça-feira, e a