Instituições Financeiras e Mercados de Capitais
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADOS DE CAPITAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Instituições Financeiras e Mercados de Capitais, com a orientação do Professor Dr. Dorival Gomes Geraldine, com o intuito de complementar a nota da N3.
APARECIDA DE GOIÂNIA 2013
Taxa Referencial de Juros- TR
Taxa criada em 1991, durante o Plano Collor II, para servir de referência para as transações financeiras realizadas no País, atuando como uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês. Esta taxa é calculada pelo BACEN (Banco Central) com base em uma amostra dos juros pagos pelos CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) das trinta maiores instituições financeiras selecionadas, sendo eliminadas as duas de menor e as duas de maior taxa média. A base de cálculo da TR (Taxa Referencial de Juros) é o dia de referência, sendo calculada no dia útil posterior. Sobre a média apurada das taxas dos CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) é aplicado um redutor que varia mensalmente. Atualmente é utilizada para o cálculo do rendimento de vários investimentos, tais como títulos públicos, caderneta de poupança e outras operações, tais como empréstimos do SFH, pagamentos a prazo e seguros em geral.
Taxa Básica Financeira- TBF
Taxa criada em 29/07/1995 pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) com o objetivo de alongar o perfil das aplicações em títulos com uma taxa de juros de remuneração superior à TR (Taxa de Remuneração). Sua metodologia de cálculo é idêntica à da TR (Taxa