INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADO DE CAPITAIS
Ementa: Mecanismos de Instituições financeiras. Intermediação financeira, o Sistema Financeiro Nacional, Mercados Financeiros( Mercado de Crédito, Mercado Monetário, Mercado Cambial, Mercado de Capitais, produtos e serviços financeiros, Relação Risco x retorno, diversificação. Derivativos, mercado futuro, mercado a termo, opções, swaps. Fundos de investimentos: conceito, espécies, funcionamento.
Mecanismos Financeiros
O mecanismo financeiro do país é formado por agentes econômicos, que atuam no mercado. Neste mecanismo há instrumentos financeiros, há uma estrutura definida para sua regulamentação e fiscalização e ainda tem interferência de políticas econômicas do pais.
As decisões financeiras devido a estes fatores são complexas e exige conhecimento das operações e do mercado em que a empresa está inserida para serem tomadas.
Abaixo segue a primeira informação:
Intermediação Financeira
Os agentes econômicos (pessoas física e jurídica, governo, organizações etc) realizam operações de intermediação financeira no mercado. Estas operações visa conciliar os interesses de ambas as partes, sendo feito aplicações financeiras de quem tem dinheiro e empréstimo a quem precisa de dinheiro.
As instituições financeiras atuam de forma direta na intermediação através dos bancos comerciais ou de forma auxiliar (indireta) quando age em nome de terceiros:
(Paga Juros) Spread (Recebe Juros)
ASSAF. A.; LIMA. F. G. Fundamentos da Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2010.
Exemplo: um banco recebe depósito a prazo de seus clientes e os remunera com 10% ao ano e usa estes recursos para fazer empréstimos cobrando 24% ao ano? Quanto será a porcentagem de lucro bruto (spread)?
Quando a instituição financeira intermedia de forma indireta, ou seja somente faz a aproximação dos agentes, a porcentagem do lucro bruto é chamada de comissão.
Sistema Financeiro Nacional
Segundo ASSAF, o