SERVIÇO SOCIAL
BACHARELADO
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.
Mercado de Trabalho
O forte do mercado continua sendo o setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso. As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social e no INSS, mas também em hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. Programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ampliam o campo de trabalho para além das grandes cidades. ONGs e fundações também contratam o assistente social. A procura é maior no Sudeste, mas existe demanda em todo o país.
Curso
Todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. A grade curricular inclui bastante sociologia, teoria política, filosofa e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio supervisionado é obrigatório.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Educação
Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.
Empresas
Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. implantar programas de