trabalho
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Direito
Professor: Vera Neves
Nome do estudante: Lara Wronski da Silva Vieira
Data: 15-08-2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1- Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: . Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)
O referencial teórico de Karl Max defendia o socialismo, refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens, defendia uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação.
Para Karl Marx o trabalho era o que enobrecia o homem, a sociedade era uma eterna luta de classes. E o trabalho escravo se contradiz o referencial de Karl Marx, e é diferente dos séculos passados. Mas a realidade é que ainda existe, porém de maneira “disfarçada”. A quantidade não se compara à escravidão do século XVI ao XVIII, mas não é uma situação aceitável, principalmente em pleno século XXI.
Hoje a maneira de adquirir mão-de-obra escrava, é através de um método onde o patrão faz falsas promessas de salário e do modo de vida que os trabalhadores terão. Chegam de maneira agradável para parecer de confiança, mas no fundo colocam os empregados em difíceis situações sem a possibilidade de se desvincular.