DIVIDA PUBLICA
O que é Dívida Pública?
• O conceito de dívida pública está relacionado com o conceito de déficit orçamental. Aliás, é em parte devido aos déficit orçamentais que existe dívida pública.
Imaginemos o caso em que, num determinado ano, gasta-se 140 unidades monetárias, mas recebe apenas
100 unidades em impostos. Feitas as contas no final do exercício, há um déficit de 40 unidades que alguém terá que pagar.
Como se forma a dívida Pública?
• Como não tem receitas suficientes, o Estado, por exemplo, recorre ao crédito através da emissão de títulos de dívida designados por obrigações de dívida pública. Na prática, o que o Estado faz é pedir dinheiro emprestado em troca do pagamento periódico de uma taxa de juro até à maturidade do empréstimo, data em que devolverá também o dinheiro emprestado. É uma mecânica ligeiramente diferente dos créditos concedidos aos particulares, mas traduz-se no mesmo: uma dívida. Só que neste caso é pública porque foi o
Estado que a contraiu. Na prática, pode-se dizer que a dívida pública é todo o dinheiro que o Estado deve a terceiros.
Qual o impacto da Dívida Pública na gestão? • A Dívida Pública não é necessariamente ruim. O crédito é uma fonte de crescimento econômico se for gerido com prudência. Senão, vejamos: para financiar o déficit, emite-se dívida a 10 anos, por exemplo, e até lá paga apenas juros. Se a economia crescer a uma taxa superior à paga pelo empréstimo, este país não terá dificuldades em pagar a sua dívida. No entanto, num país já endividado e com fraco crescimento econômico, os encargos com juros podem comprometer o crescimento da economia e o pagamento da dívida.
Referências:
• http://www.b-a-bes.com/nova-economia/o-que-e-dividapublica
• https://www.youtube.com/watch?v=Z5CtY2BlKxc