Aguste Comte
1798 — Nasce Auguste Comte, em Montpellier, a 19 de janeiro. 1817 — Comte torna-se secretário de Saint-Simon.
1830 — Comte inicia a publicação do Curso de Filosofia Positiva.
1832 — Comte é nomeado repetidor de análise matemática e de mecânica da Escola Politécnica.
1842 — Caroline Massin separa-se de Comte, após dezoito anos de matrimônio. No mesmo ano, encerra-se a publicação do Curso de Filosofia Positiva de Comte. 1844 — Comte conhece Clotilde de Vaux. Editam-se Os Princípios do Comunismo, de Engels.
1846 — Morte de Clotilde de Vaux. Proudhon publica Contradições
Econômicas ou A Filosofia da Miséria.
1851 — Comte inicia a publicação do Sistema de Política Positiva ou tratado de Sociologia Instituindo a Religião da Humanidade.
1854 — Encerra a publicação do Sistema de Política Positiva.
1851 — Comte inicia a publicação do Sistema de Política Positiva ou Tratado de Sociologia Instituindo a Religião da
Humanidade.
1857 — Morre a 5 de setembro, em Paris.
Auguste Comte, o maior Filósofo da Humanidade, nasceu em Montpellier, no sul da França em 1798, nove anos após o início da Revolução Francesa em 1789 e morreu em Paris em 1857. auguste Comte nasceu em Montpellier, França, a 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Suas relações com a família foram sempre tempestuosas e contêm elementos explicativos do desenvolvimento de sua vida e talvez até mesmo de certas orientações dadas às suas obras, sobretudo em seus últimos anos. Freqüentemente, Comte acusava os familiares (à exceção de um irmão) de avareza, culpando-os por sua precária situação econômica. O pai e a irmã, ambos de saúde muito frágil, viviam reclamando maior participação de Auguste em seus problemas. A mãe apegou-se a ele de forma extremada, solicitando sua atenção “da mesma maneira que um mendigo implora um pedaço de pão” para sobreviver, como diz ela em carta ao filho já adulto. Tão complexos laços familiares foram afinal rompidos por