Positivismo
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
LORENA DA COSTA PINHEIRO
POSITIVISMO
ASSIS – SÃO PAULO
2013
LORENA DA COSTA PINHEIRO
POSITIVISMO
Dicionário Filosófico Ferrater Mora
Historicamente (o Positivismo) é uma doutrina/escola fundadas por Aguste Comte.
Compreende uma teoria da ciência e além. uma reforma social e religiosa.
Admite a realidade e investigações apenas baseada nos fatos. Quanto à explicação busca-se o "como" em detrimento do "porquê/para quê". De tal modo o positivismo é avesso à metafísica extremamente. Rejeição a todo conhecimento a priori e a pretensão à intuição direta do inteligível. Logo ocorre que é - enfaticamente- baseado nos dados e nas relações dos fatos, sendo avesso a outras formas de conhecimento.
Dicionário Filosófico de Nicola Abbagnano
A Filosofia Positiva de Comte é seguida de grande corrente filosófica, havendo grande repercussão no ocidente. O Positivismo trata a ciência como guia do Homem (o único guia) e também a é fonte do único conhecimento, da única moral e (única) religião. Ele - o Positivismo - exalta a origem do industrialismo e toda organização da sociedade moderna (ele próprio a estimula).
Historicamente, pode-se dividir o Positivismo em : social e evolucionista. O primeiro de, Saint - Simon, Comte e John Stuart Mill é nascido para uma nova ordem social e religiosa baseada na ciência. O segundo é de Spencer, toma como geral o conceito positivista de progresso para toda a ciência. Só é fonte de conhecimento a ciência, sendo por exemplo a metafísica refutada como fonte (de conhecimento) por não recorrer ao método científico - único válido. Sendo este recorrente aos fatos e suas relações entre si.
Dicionário Filosófico de Chatêlet
Pode-se interpretar a filosofia de Auguste Comte com a perspectiva da ciência positiva, da política positiva, ou religião positiva. Há movimentos entre essas diferentes perspectivas.