nacionalismo
Histórico do Nacionalismo
O nacionalismo foi uma ideologia que surgiu após a revolução industrial, sendo que os teóricos indicavam que este relaciona-se estritamente ao conceito de nação, e influenciou fortemente a organização política de vários Estados durante o século XIX. A origem da ideologia nacionalista está associada a Revolução Industrial e ao Capitalismo que surgem ao final do século XVIII em alguns países europeus; o conseqüente desenvolvimento econômico atingido pelos países citados, fazendo com que outros países almejassem alcançar as mesmas vantagens econômicas e políticas.
A ideologia nacionalista propiciou a mobilização de diferentes países na criação de condições políticas que conduzissem ao desenvolvimento econômico e material através do capitalismo. Este processo verificou-se também durante o século XX, na redefinição de fronteiras e posteriormente ao final das duas guerras mundiais, quando algumas nações, deram origem a novos países. Os movimentos nacionalistas estão ligados tanto a facções políticas de esquerda como de direita, tendo dado origem a regimes de caráter fascista na Europa e também a movimentos autonomistas na África e na Ásia pós-colonialismo, como veremos posteriormente.
Na obra Ideologia, Estado e Direito, Wolkmer, enumera alguns grupos que defendem diferentes origens do nacionalismo, sendo que o primeiro pertence àqueles que vem nos primórdios da sociedade, como na civilização grega e hebraica, a formação do sentimento nacionalista, afirmando que esse sentimento faz parte da natureza humana, se manifestando a partir do momento que o homem se agrega a uma sociedade.
Outro grupo citado na obra, é daqueles que consideram o nacionalismo um movimento essencialmente moderno, que se originou no século XVIII, devido a diversas circunstâncias históricas, mas principalmente à Revolução Francesa, que deu um plano teórico ao movimento nacionalista.
Um terceiro grupo vê o nacionalismo com raízes na Europa, a partir do