Métodos de Confinamentos e Engorda (Como Fazer Render Mais Porcos, Galinhas, Crianças...)
O texto “Métodos de Confinamento e Engorda (Como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...)”, escrito por João Batista Freire, faz parte do livro “Educação Física e esportes: Perspectivas para o século XXI” de Ademir Gebara (et al). Neste texto o autor trata de assuntos como o confinamento de crianças no espaço escolar, buscando elementos, como o confinamento de animais, ou até mesmos fatos que ocorriam no período nazista e que possuem relação com a forma que os alunos são tratados nas escolas.
O livro está estruturado de forma a começar pela Apresentação, depois ele se divide em sete partes, porém, nesta resenha serão explicitados elementos apenas do segundo texto da terceira parte do livro - “Métodos de Confinamentos e Engorda (Como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...)”, escrito por João Batista Freire.
Freire começa seu texto descrevendo que alguns animais, como porcos, vacas, galinhas, quando confinados, não só engordam mais, como produzem e fazem menos sujeira. Quando confinados, esses animais se mostram mais econômicos. Porém, com o crescimento das cidades, com a organização do campo, as escolas e os mestres também começaram a se modernizar e o confinamento feito aos animais, de certa forma começou a ser feito com as crianças.
Jeremy Bentham, conforme Freire, nasceu em Londres, era um gênio. Conforme crescia, Bentham logo ganhou adeptos, influenciou pessoas do seu tempo e tornou-se líder de pensamentos e pensadores. Porém, Freire se detém a apenas um dos escritos de Jeremy: no seu panóptico, seu projeto para o sistema penitenciário - uma construção circular que abrigaria prisioneiros, as selas fariam fronteira umas com as outras, todas voltadas de frente para uma torre localizada no centro do