Inversores
Os motores assíncronos trifásicos de rotor em gaiola apresentam surtos de corrente e de conjugado indesejáveis quando operados em partida direta. Para facilitar a partida minimizando tais surtos, são usadas várias técnicas, como chave estrela-triângulo, chave compensadora, autotransformador etc.
De fato essas técnicas conseguem uma redução na corrente de partida, porém a comutação é por degraus de tensão. Entretanto, nenhuma delas se compara com o método de partidas eletrônicas: a partida suave (soft-starter) e inversores de frequência.
Nos processos modernos de partida do motor de indução, são usados soft-starters que, através de comando microprocessado, controlam tiristores que ajustam a tensão enviada ao estator do motor. Desta forma, consegue-se, de um lado, aliviar o acionamento dos altos conjugados de aceleração do motor de indução e, de outro, proteger a rede elétrica das correntes de partida elevadas.
2 SOFT – START
Soft-Starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada. Quando partimos um motor através da conexão direta da fonte de alimentação com valores nominais, inicialmente ele drena a corrente de rotor bloqueado (IRB) e produz um torque de rotor bloqueado (TRB). Assim que o motor acelera a corrente cai e o torque aumenta antes de cair para seus valores nominais na velocidade nominal. Ambos, a magnitude e o formato das curvas de torque e corrente dependem do projeto do motor.
Motores com características de velocidade máxima quase idênticas podem ter diferenças grandes na capacidade de partida. As correntes de