Inversor
Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva
INVERSORES DE FREQUÊNCIA
A variação da frequência da tensão fornecida ao estator é o melhor método para controle da velocidade de um motor de indução. O inversor de frequência, também chamado conversor de frequência, é a unidade de conversão de potência em um sistema CA de controle de velocidade por ajuste de frequência. Atualmente, são fabricados com dispositivos eletrônicos de potência que efetuam o controle do valor eficaz e da frequência da tensão (ou corrente) enviada ao motor CA com a finalidade de variação da velocidade e do torque. É constituído no mínimo por dois estágios separados de conversão da potência: um retificador e um inversor, ligados nesta ordem.
O retificador pode ser controlado ou não e converte a energia CA em CC e pode também alterar o valor eficaz da corrente ou tensão (no caso de um retificador controlado).
Após a conversão CA/CC, o estágio inversor transforma a energia da forma contínua para alternada novamente, utilizando um chaveamento controlado. A forma de onda enviada ao motor não é propriamente uma senóide, mas um trem de pulsos com ciclos positivos e negativos. = fonte CA
(rede elétrica)
=
retificador
M
inversor
motor CA
Em alguns inversores podemos encontrar um barramento intermediário entre o retificador e o inversor com filtro e dispositivos de medida da tensão e corrente.
= fonte CA
(rede elétrica)
retificador
= barramento inversor intermediário M
motor
1. Equações do Motor C.A.
Rotação síncrona
Ns = 60 . f p f frequência do campo magnético girante produzido pelo estator em Hz p número de pares de pólos
Ns velocidade síncrona em rpm
Rotação do rotor
Nr = 60.f .( 1-s) s Escorregamento relativo p Desta equação verificamos que a velocidade do motor pode ser controlada mediante os seguintes valores: frequência da tensão enviada ao motor, número de pares de pólos e o