lei da vida
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PELOTAS (RS) 18.10.2007
ESPORTE EDUCACIONAL: ESPORTE NA ESCOLA E ESPORTE DA
ESCOLA
Prof. Silvino Santin
INTRODUÇÃO
Quatro pontos introdutórios para, no meu entender, facilitar a compreensão da minha reflexão, entretanto devo dizer, antecipadamente, que não pretende chegar a conclusões definitivas.
Ao contrário, o objetivo maior consiste em provocar inquietações e, acima de tudo, incentivar estudos e pesquisas sobre este assunto.
Primeiro ponto
O tema Esporte Educacional e sua presença na escola não é um tema novo. O que me chamou a atenção nas minhas leituras recentes, em especial para preparar a minha palestra, foi o fato de que não se pensa o esporte educacional autonomamente, mas vinculado à educação física. O seu ingresso na escola aconteceu através da inclusão da educação física como disciplina da grande curricular
Mais, o que me chamou a atenção nesta constatação de que apesar do tema não ser novo, e, o que parece estranho, não se chegou a uma definição, nem quanto ao seu conceito, nem quanto a sua função no processo educacional. Assim mesmo os estudos e os debates caíram num segundo plano. Portanto, a sua retomada merece todo apoio.
Segundo ponto
A constatação da estreita vinculação entre esporte educacional e educação física me levou a relacionar a retomada do tema esporte educacional e a escola ao fato da distinção entre os cursos de
Licenciatura e Bacharelado. O debate sobre os perfis do licenciado e do bacharel, entre outras diferenças, certamente, deverá haver uma compreensão diferenciada do esporte e, em particular, de seus valores, ideologias ou funções.
Terceiro ponto
Esta reflexão, para ter consistência acadêmica e filosófica, talvez, científica precisa definir uma ordem lógica ou uma espinha dorsal de sustentação. E tal exigência começa por definir os conceitos presentes no título da palestra e explicitar o seu enunciado.
Neste sentido será preciso entrar na semântica