Mundo pós-moderno
PUC-MINAS
Curso de Graduação em Direito
MUNDO PÓS-MODERNO
Direito – Noite
Belo Horizonte
2011
1 – Tese do livro
Jose Arbex e Claudio Julio Tognali desejam com a obra, criar uma reflexão a cerca do relativismo e expor suas causas e conseqüências na humanidade.
2 – Resumo dos capítulos e a relação do mesmo com a tese.
*Modos e modas do nosso tempo
No primeiro capitulo os autores trazem as transformações no mundo da moda, transformações essas que influenciaram toda uma sociedade. Questões como a bamba atômica, a guerra fria e a figura dos Beatles também são destacas.
*Quando o vídeo game captura a vida
Neste capitulo são analisados os efeitos físicos e psicológicos do “mundo eletrônico” dos vídeo games e dos jogos violentos na sociedade sobre duas perspectivas: uma otimista e a outra pessimista. O conceito de Cyberspace é explicado.
Fica evidente que o mundo está entrando em uma nova era, em que as tecnologias estão revolucionando completamente a relação do homem com as maquinas, com os outros homens e coma cultura em geral.
*A sociedade das tribos.
Há uma divisão de micro grupos na sociedade, aonde esses grupos vão através de filosofias próprias contestar os dogmas sociais impostos pelo Estado. No capitulo é citado e explicado tribos como: os cyberpunks, os crackers, os neonazistas, a geração X e as torcidas organizadas de futebol.
*A musica que não é musica
Aqui os autores dão destaque e mostra o surgimento das correntes musicais excluídas da sociedade. Emerge-se o rap, rock e hip hop, e implodem com todas as leis e formalidades da música. O movimento grunge buscando resgatar o movimento psicodélico da década de 70 e o seu ideário hippie.
Vemos-nos no século XXI com uma serie de fragmentações no campo das musicas. Há a tendência de transitar nos limites da criação. O momento é o da citação pela citação.
*A droga como poder estratégico.
Esse capitulo ira mostrar o amplo