mundo pos moderno
A obra “mundo pós-moderno” de José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli fala sobre o relativismo dos conceitos culturais, políticos, éticos e sociais como característica da era pós-moderna.
“Se em épocas anteriores eram necessários longos e dolorosos processos para que os homens abandonassem suas crenças, seus princípios morais e sua fé, hoje questiona-se o próprio sentido de se adotar ou defender qualquer sistema de valores. Tudo parece ser muito ligeiro, frágil, provisório e precário.” (Arbex, 1996, p. 7)
Visando mostrar o mundo em que vivemos, uma era onde a tecnologia domina tudo. Os autores têm por objetivo expor as suas causas e consequências dessa humanidade. Capitulo 1: Modos e modas de nosso tempo –
“A moda deixou de ser rótulo ou senha de identificação para se tornar algo muito fugaz, dinâmico, superficial “(Arbex, 1996, p. 20). As inovações da modernidade acabam se tornando padrões sociais. “O modo de vida norte-americano (the American way of life)” é uma grande influência sobre o modo de vida de outras nações. As drogas, a banalização do sexo, o rock in roll, a AIDS, e o consumismo exagerado. Tiveram seu lugar nessa época
Capitulo 2: Quando o vídeo game captura a vida –
“Em outros termos o vídeo game e uma operação de mão dupla. Ao “entrar” no universo do computador, o jogador trata a fantasia como se fosse realidade, mas ao “sair” do cyberspace, ele acaba tratando a realidade como se fosse uma fantasia” (Arbex, 1996, p.48) O vídeo game pode combinar tecnologia, realidade e fantasia. Em duas perspectivas, as dos otimistas que pensam que essa tecnologia poderá impulsionar a educação e a dos pessimistas que inúmera diversos problemas entre eles a confusão dos jogadores entre o mundo real e o virtual. Também neste capitulo os autores mostram que as mudanças entre o homem e a máquina vem sendo radicais, e quais serão os impactos negativos e positivos da inserção do cyberspace na vida das pessoas.
Capitulo 3: