Alimentação infanti
1. Apresentação 2. Justificativa 3. Problemática 4. Referência Bibliográfica
Apresentação
Atualmente, com a modernidade e a facilidade de acesso a produtos industrializados cheios de sal, açúcar e gorduras, a saúde das pessoas vem se modificando e as doenças como obesidade, diabetes e hipertensão têm aumentado muito, atingindo nossas crianças mais precocemente. Para tentar reverter este quadro e melhorar a qualidade de vida de nossas crianças, este trabalho vem apresentando como devemos fazer escolhas alimentares mais saudáveis no momento de alimentar as suas crianças, garantindo crescimento e desenvolvimento adequados e saúde para a vida toda.
Local: Ouro Fino
Periodo: 15/09/2011
Justificativa
Escolhi trabalhar com este tema, porque a educação alimentar principalmente infantil vem sendo esquecida ultimamente, fazendo com que desde pequenas, essas crianças já crescem com maus hábitos, trazendo danos a saúde e levando a obesidade.
Problemática
Hoje em dia, as crianças das cidades modernas vêm sofrendo graves problemas de nutrição. Uma parte desses problemas é causada pela mídia, que exerce uma pressão para que sejam consumidos cada vez mais alimentos industrializados e com baixo valor nutricional. A condição financeira continua sendo um fator determinante, se não há dinheiro para comprar comida, a criança ficará sem comer, possivelmente com desnutrição. Porém, há ainda a parcela de crianças que vêm de famílias que não têm um poder aquisitivo baixo, bem informado sobre boa alimentação e mesmo assim têm deficiências nutricionais. A má alimentação muitas vezes está se iniciando na escola, onde não se oferecem lanches naturais, frutas etc. Em uma pesquisa feita pela nutricionista Paula Dias com pais de uma determinada escola, chegaram-se a conclusão que mais de 25% das crianças estavam acima do peso e com deficiência na alimentação afirma ela.
Um estudo realizado na Universidade de Yale indicou a influência de