A educação infantil na linha do tempo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
KÁLLITTA MARRIELLY SILVÉRIO CARDOSO CASTRO
a educação infantil na linha do tempo
Uruaçu-GO
2012
kállitta marrielly silvério cardoso castro
a educação infantil na linha do tempo
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didatica na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I.
Profs.:Rosely Montagini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.
Uruaçu-GO
2012
INTRODUÇÃO
A Educação Infantil, parte integrante da Educação Básica, é uma das áreas educacionais cuja demanda tem sido crescente. Segundo a LDB em seu artigo 29:
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica. A Educação Infantil tem a função de preparar a criança para o ingresso, com sucesso, na primeira série do Ensino Fundamental. Por isto é preciso desenvolver as habilidades cognitivas: treina-se a coordenação motora; ensina-se a criança para reconhecer e copiar letras e números; e, a fim de promover a boa saúde das crianças, ensinam-se hábitos de higiene e boas maneiras. A Educação Infantil surgiu quando as mulheres precisaram buscar seu espaço no mercado de trabalho. Por isso, a educação