Linha do tempo educação infantil
1767 - Escola do Tricô: Fundada pelo padre Oberlin, na França, consistia em uma instituição onde as crianças iam para brincar nquanto a professora ficava fazendo tricô.
1816 - Escola Infantil: Fundada por Robert Owen, iniciou várias reformas sociais, uma delas foi à idade mínima para começar a trabalhar que passou a ser de 10 anos.
1873 - Jardim de Infância: Fundada em Campos (São Paulo), serviu como projeto piloto para outras instituições ao longo do Brasil.
Início do Século XX: A educação da criança pequena passa do domínio privado para o público, o Estado começa a se preocupar com a criança e organiza o Primeiro Congresso de Proteção à Infância. Destacam-se duas importantes instituições fundadas durante este período: A Casa dei Bambini, fundada na Itélia por Maria Montessori que tinha como objetivo a valorização das capacidades cognitivas da Crianças. Já O Infantário, foi fundado na Inglaterra por Margaret Macmillan, e tinha-se uma preocupação com as condições insalubres das crianças daquela época. Sua proposta era voltada para a criação, imaginação.
Anos 30 - Mário de Andrade: O escritor assume a direção do Departamento de Cultura e começa a estruturar os parques infantis, que oferecia atividades para crianças de 3 a 6 anos e de 7 a 12 anos (fora do horário escolar).
Anos 40 - Era Vargas: A legislação previa que todos os estabelecimentos que tivessem mais de 30 mulheres trabalhando, deveria existir uma creche no local de trabalho. Infelizmente, até hoje, essa lei não é cumprida na sua íntegra. Durantes esta época, fora criado o Departamento Nacional da Criança no Brasil que veio a centralizar todos os seus serviços, para as crianças