Resenha crítica
GHIRALDELLI Jr, Paulo. O que é Pedagogia, 4ª edição – São Paulo-SP/2007, Editora Brasiliense, 100p – (Coleção Primeiros Passos; 193).
Paulo Ghiraldelli Jr, é filósofo e editor da revista Contemporany Progmatism, de Nova York. Tem mestrado e doutorado em filosofia pela USP, mestrado e doutorado em filosofia da educação pela PUC de São Paulo. Atualmente trabalha como filósofo e escritor e dirige o Centro de Estudos em Filosofia Americana (Cefa). É coordenador do GT Pragmatismo e Filosofia Americana da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). É editor do site do Cefa, Portal Brasileiro da Filosofia.
O livro é dividido em oito partes. O autor aborda a pedagogia desde os tempos da Grécia antiga até os dias atuais, detalhando a sua importância em cada época e fase do desenvolvimento, além da abrangência em diversas áreas. Segundo Ghiraldelli desde os tempos antigos, a pedagogia vem sofrendo processos distintos que buscam uma definição intrínseca da sua compreensão, o qual aponta o papel fundamental da pedagogia, da sua função e contribuição para a educação. O autor segue a linha pedagógica do movimento iluminista do Séc. XVIII, que fortalece a idéia de formação geral válida para todos os homens, como condição de emancipação e esclarecimento, onde pedagogos como Herbart, Froebel, Durkhein, Dewey, vão consolidando teorias sobre a prática educativa, na manutenção de uma ordem social mais estável.
Para o autor o conhecimento não pode ser passado como uma valise ou um prato de comida, porque isso pode ser tudo, menos um conteúdo de aprendizagem, um conteúdo educativo, quando permeado por uma pedagogia, visa a alteração do comportamento de quem esteve na relação ensino-aprendizagem. Comportamentos não podem ser dados. Eles são forjados. Comportamentos não podem ser passados, eles são desempenhados.
De um modo geral o autor apóia em diversos estudiosos para emitir suas conclusões. A obra tem por objetivo,