Obesidade infantil
A obesidade infantil não se trata meramente de um problema estético. Ela está relacionada a uma serie de fatores, como, biológicos, comportamentais e e psicológicos.
Uma criança é considerada obesa quando ultrapassa em 15% o peso médio correspondente para sua idade.
2.5 Desenvolvimento do tema
A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas. Ela tem alcançado proporções epidêmicas em diversos países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 22 milhões de crianças com menos de cinco anos estejam acima do peso. É um problema que tem se agravado cada vez mas por todo mundo.
Já são cerca de 35% das meninas e 32% dos meninos que sofrem com a obesidade
É sobre tudo no final da infância e inicio da adolescência, ou seja, com o aproximar das transformações físicas, que verificam as consequências psicológicas, emocionais e sociais, pelo excesso de peso.
Causas
As crianças que são consideradas obesas,geralmentem sofrem de diversos problemas, como: a hipertrofia, pela hiperplasia, falta de atividades físicas, depressão, má alimentação, fatores genéticos, fatores hormônais, diabetes, doenças cardiacas, a hipertensão e o bullying
Hipertrofia: é o aumento de tamanho das células adiposas
Hiperplasia: é o aumento de quantidade das células adiposas
Falta de atividades fisicas: Hoje em dia, as crianças tem se alimentado cada vez pior. O sedentárismo vem crescendo cada vez mais, principalmente por causa dos avanços tecnológicos, como videogame, celulare, televisão, computador, etc, que fazem com que as crianças não tenham necessidade de se esforçar fisicamente para nada.
Depressão: Pessoas com sintomas de depressão, sofrem alteraçoes no apetite. Algumas pesquisas confirmam que a pessoa deprimida tende a não praticar atividade fisica e comer cada vez mais doce, como o chocolate.
Má alimentação: Uma alimentaçao baseada em alimentos que não fazem bem a saúde, como os alimentos