O Mundo Pós Moderno
Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo
O MUNDO PÓS-MODERNO
Arthur Figueiredo
Belo Horizonte
2011
Arthur Figueiredo
O MUNDO PÓS-MODERNO
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, da faculdade de Comunicação e Arte (FCA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Professor: Enrique Porta Lopez Puigcerver
Belo Horizonte
2011
Tese:
Analisar, discutir e refletir sobre a pós-modernidade que, é caracterizada “pela impossibilidade de se afirmar uma só verdade”, pelo conflito de valores que é dominado pela ilusão de que a ciência pode revelar todos os segredos do universo. Capítulo 1: Modos e modas de nosso tempo
Na década de 60, uma pessoa expressava o que pensava sobre o mundo através de como se vestia. As mulheres vestiam mini saia, algo que escandalizou o mundo numa época em que o sexo era visto como algo proibido, e homens, usavam cabelo comprido como símbolo de inconformismo e celebravam o sexo, as drogas e o rock’n’rolll. Hoje podemos nos sentir livres, “a moda deixou de ser rótulo de identificação e passou a ser algo superficial.” Começa a modernidade e “a máquina” começa a ocupar lugar central na vida. Durante a Primeira Guerra, os EUA investem, arrecadam, emprestam dinheiro e saem dela como potência mundial em contraste com a Europa. A era nuclear é introduzida e o Plano Marshal, além de reconstruir a Europa não-comunista, exportou bens domésticos e o modo de viver do americano.
Os autores nos levam a refletir sobre o modismo e as influências que ela exerce sobre toda sociedade. Ela pode gerar grandes alterações aceleradas de conduta e de pensamento.
Capítulo 2: Quando o vídeo game captura a vida A junção de tecnologia, rapidez, ilusão e interatividade resultam nos vídeo games, a forma de entretenimento que caracteriza o pós-modernismo.