Mundo pós moderno
José Arbex
Cláudio Júlio Tognoli
Tese: A tese do livro apresenta uma reflexão sobre como cada dia mais é preciso lutar ao máximo para preservar a própria vida, de como esse fato reforça a nossa tendência de mergulhar em um mundo individual e principalmente a reflexão disso em diversas facetas do nosso cotidiano.
Capítulo 01: Modos e modas de nosso tempo.
O primeiro capítulo do livro reflete sobre a evolução da moda e do modo de se comportar presente nas sociedades. Ele revela a evolução da vestimenta que com a entrada da mulher no mercado de trabalho através de lutas que foram significativas e com sua incorporação à vida produtiva do país fez com que as roupas deixassem de ser complicadas e tomassem um tempo que era cada vez mais precioso, dessa forma foram criadas as confecções prontas para usar e surgiram também as grandes lojas de departamento. Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço seu desejo de liberdade em relação ao seu corpo também cresceu em virtude de conquistar sua individualidade e fazer da sua imagem auto suficiente.
Capítulo 02: Quando o vídeo game captura a vida.
Os vídeo games oferecem a possibilidade de mergulhar em mundo totalmente fora do real, um mundo em que podemos alcançar as nossas fantasias. Dessa forma a tendência que já tínhamos desde o fim das guerras mundiais de mergulhar em um mundo cada vez mais individual se torna uma realidade cada vez mais presente. No mundo pós-moderno as pessoas estão interagindo cada vez menos umas com as outras e se isolando cada vez mais, o que pode ser observado no comportamento infantil pois antes as crianças costumavam brincar e interagir com outras crianças enquanto hoje em dia brincam sozinha e em casa. Esse comportamento tem muita influencia da crescente criminalidade presente no cotidiano de todos e que tornou perigoso brincar na rua, por exemplo.
Capítulo 03: A sociedade das tribos.
Os jovens, que já não encontram mais credibilidade nos partidos políticos