TEORIA LEXICAL
Síntese: Teoria lexical - Margarida Basílio
Analise: Morfemas do Português - Valter Kehdi
Estudo dirigido do livro Morfemas do Português - Valter Kehdi
Teoria lexical
Margarida Basílio
Teoria Lexical é o titulo do livro de Margarida Basílio, Doutora em Linguística pela Universidade do Texas, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro e da Universidade Federal do Rio de janeiro. A obra centrada no estudo sincrônico de padrões lexicais descreve as estruturas morfológicas do português, com especial relevo aos processos de formação de palavras.
A autora logo de inicio resalta a importância da formação de palavras, no uso diário da língua todos formam novas palavras, seus questionamentos repousam sobre a motivação que o falante tem para formar novas palavras e sobre a aceitação de determinadas combinações em detrimento de outras, característica do discurso formal ou em situações coloquiais, com mecanismo igualmente simples, constituído no acréscimo de um afixo a uma base de palavra já existente, existem outras possibilidades de formação: por composição – palavras formadas por duas bases, como o caso de guarda-chuva; e as chamadas formações parassintéticas – onde temos o acréscimo simultâneo de prefixo e sufixos à base, como em descansar. Os principais processos de formação de palavras são a derivação e a composição. A derivação consiste na adição de um afixo a uma base, que pode ser uma forma livre, ou uma forma presa. A composição caracteriza-se pelo acréscimo de uma base à outra. Para a autora, por derivação são formadas palavras cujas propriedades sintáticas ou semânticas se mostram fixas, predeterminadas e generalizantes, enquanto a composição pressupõe a formação de palavras de significação mais particularizante.
O livro também aborda alguns aspectos sobre a abordagem gramatical, estruturalista e gerativa transformacional, no fenômeno