Multiletramentos e ensino de línguas
Disponível em: http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/Volume%2011.1/vol.11.1-Samuel_Rodrigues_Santos.pdf
Sabemos que, ao longo do tempo foram surgindo vários tipos de recursos midiáticos e gêneros textuais. Todos os dias, as pessoas obtêm informações em diversas multimídias, seja um vídeo, uma imagem ou um texto. Então, essas ferramentas são de suma importância em nosso cotidiano.
Com o intuito de abordar questões voltadas para as diversas semioses utilizadas pela imprensa e visando contribuir para que novas práticas pedagógicas relacionadas à gramática visual e letramentos se tornem eficazes, um graduando de Letras, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-MG), Samuel dos Santos Rodrigues, decidiu fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Acir Mário Karwoski.
Composto de 13 páginas, seu artigo tem o tema bem atual, retratando a importância da comunicação visual, gêneros textuais e multiletramentos. O texto é de caráter muito teórico, com referências de escritores importantíssimos, como: Kress (1996), Van Leewen (1996), Almeida (2009), Berger (1972), Marcuschi (2008), Mota-Roch (2008), Rajagopalan (2001) e Rojo (2009). Apresenta em seu trabalho vários exemplos, entre eles, duas figuras de jornais de diferentes épocas, fazendo uma comparação entre elas.
Na introdução, o autor aponta problemas comuns em algumas escolas: a ausência de ensino relacionado à mídia e a falta de habilidade em produzir textos compostos de elementos midiáticos, o que acaba gerando, segundo (RODRIGUES, 2009, apud KRESS, VAN LEEUWEN, 1996) um “analfabetismo visual”, isto ocorre quando alguém sai da escola sem dominar bem os meios de comunicações digitais.
Logo depois, o autor insere uma citação retratando a importância da imagem: “As imagens antecedem as palavras. A criança sabe observar e reconhecer