epidemiologia
EM EPIDEMIOLOGIA
“estudo do que ocorre em uma população”. Prof. º Enf.˚ Esp.ª Marcos Magalhães
2014
DEFINIÇÕES
Epi= sobre
Demos= população
Logos= tratado
Estudo
da distribuição das doenças nas coletividades humanas e dos fatores causais responsáveis por essa distribuição
INTERAÇÃO: MEIO AMBIENTE,
HOSPEDEIRO
AGENTE e
O foco da epidemiologia ocorrência da doença.
é
a
Se o objetivo epidemiológico é investigar a ocorrência das doenças e agravos à saúde (violência, acidentes, adição às drogas, homicídios, suicídios) é natural deduzir que a meta da pesquisa epidemiológica é a elaboração de causas que expliquem o padrão de ocorrências das doenças.
Mas, antes de se elaborar as causas das doenças e dos agravos é preciso conhecer (quantificar) como os agravos à saúde, as doenças e as mortes ocorrem na população.
Tais informações são essenciais para o planejamento e administração da saúde pública.
As medidas de freqüência consideram além do número de indivíduos afetados, o tamanho da população da qual estes indivíduos fazem parte.
Neste tópico discutiremos formas básicas de medir a ocorrência das doenças nas comunidades. Diferentemente da Clínica, que estuda o processo saúde doença em indivíduos, com o objetivo de tratar e curar casos isolados, a
Epidemiologia se preocupa com o processo de ocorrência
de
doenças,
mortes,
quaisquer outros agravos ou situações de risco à saúde na comunidade, ou em grupos dessa comunidade, com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que compõem essa comunidade.
MEDIDAS DE
FREQUÊNCIA EM
EPIDEMIOLOGIA
PREVALÊNCIA
A PREVALÊNCIA é uma medida para problemas de pessoas vivas. É a medida de casos existentes ( as pessoas que têm a doença) num dado ponto do tempo
(tempo calendário ou da vida da pessoa, ex.: início da menopausa, início da puberdade, etc).
É uma proporção, isto é: o