Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química
CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa apresentado ao Departamento de Ciências Naturais e
Matemática, Curso de Licenciatura em Ensino de Química, Delegação de Manica, para obtenção do grau de licenciatura em Ensino de Química tem como tema: Motivação no processo de ensino e aprendizagem de Química. A motivação é factor determinante no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se investigar as causas da fraca motivação no processo de ensino e aprendizagem de Química na 9a classe.
A Pesquisa foi realizada na Escola Secundária Eduardo Mondlane que cita no bairro Josina
Machel, cidade de Chimoio, província de Manica.
O trabalho tem cinco capítulos, nomeadamente: Introdução, Metodologia de pesquisa, fundamentação teórica, Apresentação e discussão dos resultados e, conclusão e recomendações.
1.1. Enquadramento e Justificativa da Escolha do Tema
O tema enquadra-se nas seguintes disciplinas curriculares da Universidade Pedagógica:
Didáctica Geral, Didácticas de Química (I, II, III, IV e V), Práticas Pedagógicas (I, II, III e IV) e
Psicologia de Aprendizagem.
A linha de pesquisa a que se enquadra é propostas didáctico-metodológicas para o tratamento de linhas gerais ou situações típicas do ensino de Química. Também se enquadra nos esforços do Ministério da Educação, numa das linhas de promoção da qualidade de ensino.
A motivação de escolha do tema surge quando se notou a aversão à Química e fraca frequência às aulas por parte dos alunos durante a realização de PP III no ano 2011. Alguns alunos assistiam aulas só para cumprir com o horário escolar, não pela vontade própria de aprender mas sim temendo de serem marcados falta.
Pretende-se criar o interesse e despertar a curiosidade dos alunos pelos conteúdos de
Química e mudar a postura dos alunos durante as aulas de Química.
O autor deste trabalho como estudante do curso de Química pretende que os alunos tenham sonhos com a Química e que não vejam esta disciplina como