fundamentos
De
Gestão e Comercio
SENAC-05/12/2013
TURMA-ALUNOS-
Prof- João Varela
MODAIS NA REGIÃO DE CORUMBÁ E LADÁRIO /MS
Modais existentes na região atualmente: Modal Rodoviário; Modal Fluvial/ Marítimo Modal Aéreo Modal Ferroviário Modal Dutoviário.
Condições Físicas, Manutenção, Tráfego.
A região de Corumbá (Mato Grosso do Sul) está localizada no extremo oeste do estado de Mato Grosso do Sul em uma região afastada dos grandes centros mais desenvolvidos e consumidores. Dispõe de um complexo sistema intermodal de transporte que inclui linha aérea, rodovias, Estrada de Ferro e o rio Paraguai que ligam a cidade ao resto do país. No município a interligação com Distritos, vilas, lugarejos, sítios e fazendas pode ser feito por estradas pavimentadas e não pavimentadas que permitem acesso durante todo o ano.
De acordo com a Fundação de Turismo de Corumbá, o fluxo anual de pessoas que vem à Corumbá é de 50.400 passageiros, tanto por via terrestre quanto por via aérea. Os meios de transporte usados são carro próprio (50%), ônibus (45%) e avião (5%
Rodovias, ferrovias e hidrovias formam uma importante rede de transporte multimodal que liga a cidade a outras cidades e estados, além do exterior.
Atualmente a ALL administra a ferrovia (adquirida da Novoeste em 2006), transportando anualmente mais de 2 milhões de toneladas de mercadorias tais como: minério de ferro, minério de manganês, soja, cimento, derivados de petróleo, combustíveis, produtos siderúrgicos dentre outros. Este elemento articula os vetores socioeconômicos, e através dela ocorre a integração de novos países ao bloco regional Mercosul.
O acesso aéreo ao município pode ser feito através de voos regulares por somente uma empresa de grande porte através do seu aeroporto internacional. O aeroporto localiza-se na região oeste da cidade, no bairro de mesmo nome e recebe voos principalmente de Campo Grande. E voos fretados.
A região de Corumbá apresenta as melhores